
Estamos vivendo em um mundo que está em constante transformação significativa em todas as áreas do conhecimento, onde se aproxima de forma inexorável potências humanas e máquinas.
Obviamente quando pensamos no sistema educacional a situação é absolutamente diversa. Esta distância entre o mundo da informática e da comunicação com o mundo da educação é muito grande induzindo-nos a pensar na quase existência de um impasse.
É nesse impasse que o governo pensa em melhorar as escolas modernizando-as com televisores e computadores onde se é preciso obter uma mudança pedagógica diante da transformação do sistema educacional, porque é preciso pensar sobre as mudanças que vem ocorrendo e os velhos paradigmas existentes.
Para os professores compreenderem a complexidade do mundo contemporâneo, onde as crianças e jovens não buscam respostas, mas sim procuram perguntas, professores precisam estar em constante aperfeiçoamento, pois hoje há uma geração que está imersa na tecnologia e que se relacionam com a mídia fazendo com que a escola desconheça esse assunto e não consiga interagir com os educandos.
Para que a situação possa ser invertida o governo precisa incentivar em cursos profissionalizantes na área da informática para professores em formação e já formados que atuam na educação de crianças, jovens e adultos. Essa formação seria uma maneira do professor conseguir trabalhar esses novos métodos de ensino, onde o mesmo deixe de ser um mero transmissor de conhecimento e possa ser um facilitador.
Obviamente quando pensamos no sistema educacional a situação é absolutamente diversa. Esta distância entre o mundo da informática e da comunicação com o mundo da educação é muito grande induzindo-nos a pensar na quase existência de um impasse.
É nesse impasse que o governo pensa em melhorar as escolas modernizando-as com televisores e computadores onde se é preciso obter uma mudança pedagógica diante da transformação do sistema educacional, porque é preciso pensar sobre as mudanças que vem ocorrendo e os velhos paradigmas existentes.
Para os professores compreenderem a complexidade do mundo contemporâneo, onde as crianças e jovens não buscam respostas, mas sim procuram perguntas, professores precisam estar em constante aperfeiçoamento, pois hoje há uma geração que está imersa na tecnologia e que se relacionam com a mídia fazendo com que a escola desconheça esse assunto e não consiga interagir com os educandos.
Para que a situação possa ser invertida o governo precisa incentivar em cursos profissionalizantes na área da informática para professores em formação e já formados que atuam na educação de crianças, jovens e adultos. Essa formação seria uma maneira do professor conseguir trabalhar esses novos métodos de ensino, onde o mesmo deixe de ser um mero transmissor de conhecimento e possa ser um facilitador.
Um comentário:
O editorial de vocês ficou bom, apresenta as idéias principais mecionadas por Nelson Pretto no texto lido e traz algumas indagações de vocês a respeito do assunto. Poderia ter avançado no sentido de explorar outras idéias do texto, como, por exemplo, quais implicações a inserção das tecnologias traz para a educação?
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