
1) Velho Paradigma:
- Professor leitor, isto é repassa os conteúdos do dia para os seus alunos através da leitura e marcava as avaliaçãoes sobre o assunto;
-Recursos tecnológicos apenas manipulados pelo professor, onde ele projeta slides e transparências;
- Conteúdos curriculares fixos sendo muito difícil modificá-los;
- Aluno estuda por obrigação, apenas com a finalidade de tirar notas altas para não ficar em recuperação;
- Sala de aula ambiente de escuta e recepção, os alunos não podem conversar pois devem saber repetir o que o professor explicou.
2) Novo Paradigma:
- Professor se torna um orientador de estudo, promove a aprendizagem dos alunos incentivando-os e despertando-os a curiosidade para que o estudo se torna algo prazeroso;
- Os recursos teccológicos são manipulados tanto pelo professor como pelos alunos, cada um tem acessso ao computador e há troca de conhecimentos;
- Conteúdos curriculares flexíveis, onde cada aluno pode optar pelo caminho que irá traçar;
- Aluno estuda por motivação, pois o conhecimento se torna algo prazeroso e o leva ao crescimento;
- Sala de aula se torna um ambiente de cooperaçãoe construção, respeitando as individualidades, e partilhando os conhecimentos.
3) O professor deve se tornar mais dinâmico, fazendo com que suas aulas sejam instigativas e criativas, que ocorra a troca de saberes e conhecimentos entre alunos/ professor, onde não se obtenha um único padrão de estudo, pois o saber deverá ser contruído coletivamente.
O professor precisa aprender que ele não é o centro dos saberes, por isso precisa perder o medo de errar e o medo de dizer não sei, pois na era da informação é impossível que saiba tudo. Desta forma o professor juntamente com so alunos estarão na busca de novos saberes possibiltando as relações afetivas.
4) Professor agia no velho paradigma: Alunos apenas aprendem o que o professor sabe e pesquisou sobre o determinado assunto; Um retroprojetor ou um projetor de slides são usados esporadicamente com a intensão de tornar a aula um pouco mais atraente, só que em muitos casos o professor nem sabe utilizá-los.
Percebemos que esse paradima está muito presente nas práticas educacionais, pois o professor pensa que não é preciso acompanhar a era tecnologica, por isso acaba fazendo sempre do mesmo jeito tornando as aulas repetitivas e sem criatividade.
Professor agia no novo paradigma: Aluno agente da aprendizagem, capaz de formular suas opiniões e conceitos sobre determinado conteúdo, recursos tecnológicos manipulados tanto pelo professor como pelos alunos, ocorrendo a troca de conheciemntos.
É preciso que o professor compartilhe seus conhecimentos e experiências com os alunos, pois é preciso instigá-los tornando-os alunos mais críticos e criativos.
5) Os valores Responsabilidade, liberdade e autonomia deverão ser trabalhados através de conteúdos direcionados, isto é , o professor deverá buscar em sua prática pedagógica conteúdos que não fujam da realidade dos seus alunos, isto é conteúdos que interressem, que os instiguem em aprender mais.
E o professor deverá saber manusear as diferentes tecnologias existentes, pois na era da informática é necessário que busque aperfeiçoamento.
- Professor leitor, isto é repassa os conteúdos do dia para os seus alunos através da leitura e marcava as avaliaçãoes sobre o assunto;
-Recursos tecnológicos apenas manipulados pelo professor, onde ele projeta slides e transparências;
- Conteúdos curriculares fixos sendo muito difícil modificá-los;
- Aluno estuda por obrigação, apenas com a finalidade de tirar notas altas para não ficar em recuperação;
- Sala de aula ambiente de escuta e recepção, os alunos não podem conversar pois devem saber repetir o que o professor explicou.
2) Novo Paradigma:
- Professor se torna um orientador de estudo, promove a aprendizagem dos alunos incentivando-os e despertando-os a curiosidade para que o estudo se torna algo prazeroso;
- Os recursos teccológicos são manipulados tanto pelo professor como pelos alunos, cada um tem acessso ao computador e há troca de conhecimentos;
- Conteúdos curriculares flexíveis, onde cada aluno pode optar pelo caminho que irá traçar;
- Aluno estuda por motivação, pois o conhecimento se torna algo prazeroso e o leva ao crescimento;
- Sala de aula se torna um ambiente de cooperaçãoe construção, respeitando as individualidades, e partilhando os conhecimentos.
3) O professor deve se tornar mais dinâmico, fazendo com que suas aulas sejam instigativas e criativas, que ocorra a troca de saberes e conhecimentos entre alunos/ professor, onde não se obtenha um único padrão de estudo, pois o saber deverá ser contruído coletivamente.
O professor precisa aprender que ele não é o centro dos saberes, por isso precisa perder o medo de errar e o medo de dizer não sei, pois na era da informação é impossível que saiba tudo. Desta forma o professor juntamente com so alunos estarão na busca de novos saberes possibiltando as relações afetivas.
4) Professor agia no velho paradigma: Alunos apenas aprendem o que o professor sabe e pesquisou sobre o determinado assunto; Um retroprojetor ou um projetor de slides são usados esporadicamente com a intensão de tornar a aula um pouco mais atraente, só que em muitos casos o professor nem sabe utilizá-los.
Percebemos que esse paradima está muito presente nas práticas educacionais, pois o professor pensa que não é preciso acompanhar a era tecnologica, por isso acaba fazendo sempre do mesmo jeito tornando as aulas repetitivas e sem criatividade.
Professor agia no novo paradigma: Aluno agente da aprendizagem, capaz de formular suas opiniões e conceitos sobre determinado conteúdo, recursos tecnológicos manipulados tanto pelo professor como pelos alunos, ocorrendo a troca de conheciemntos.
É preciso que o professor compartilhe seus conhecimentos e experiências com os alunos, pois é preciso instigá-los tornando-os alunos mais críticos e criativos.
5) Os valores Responsabilidade, liberdade e autonomia deverão ser trabalhados através de conteúdos direcionados, isto é , o professor deverá buscar em sua prática pedagógica conteúdos que não fujam da realidade dos seus alunos, isto é conteúdos que interressem, que os instiguem em aprender mais.
E o professor deverá saber manusear as diferentes tecnologias existentes, pois na era da informática é necessário que busque aperfeiçoamento.
Um comentário:
Muito bom, percebi que refletiram
sobre o texto, porém, na questão 4, faltou vocês citarem os exemplos de professores que já tiveram ou já conheceram e que atuam(atuavam) no velho e no novo paradigma.
Espero que como professoras vocês possam trabalhar guiadas pelo novo paradigma, buscando fazer a diferença.
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